Notícias / Política

Toledo despede-se de José Carlos Schiavinato

A comunidade de Toledo despediu-se no dia de hoje de um de seus mais importantes políticos da história da nossa cidade, José Carlos Schiavinato, 66 anos, atualmente deputado federal.

O corpo de Schiavinato e a urna com os restos mortais de sua esposa Marlene, falecida em 12 de março também em razão da Covid-19, foram trazidos por via terrestre de Brasília e chegou em Toledo por volta das 6h10min da manhã de hoje e por volta das 08h40min, o corpo do deputado, juntamente com as cinzas de sua esposa Marlene Schiavinato, que também havia falecido de covid-19 há cerca de 30 dias atrás, chegavam ao saguão da Prefeitura Municipal de Toledo, sendo recebidos pelo Prefeito Beto Lunitti e seu vice Ademar Dorfschmidt, onde permaneceu até por volta das 11h20min e seguiu no caminhão do Corpo de Bombeiros, para a Catedral Cristo Rei, onde a população também pode despedir-se de seu líder político. Por volta das 16 horas, teve início a missa de corpo presente e após a missa, o funeral seguiu no caminhão do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Cristo Rei, onde foi sepultado na ala destinada a ex-prefeitos de Toledo, no final da tarde de hoje.

José Carlos Schiavinato exerceu a função de funcionário público da prefeitura de Toledo nas décadas de 70, 80 e 90 como engenheiro civil e na década de 2.000 decidiu entrar na vida política, onde em 2.005 venceu o pleito eleitoral e reelegeu-se em 2.009 como prefeito de Toledo e graças ao seu trabalho elegeu-se na sequencia deputado estadual, no período de 2015 a 2018, quando fez 61.507 votos e deputado federal em 2019, com 75.540 votos, falecendo pela covid-19 no exercício do mandato. A Prefeitura de Toledo decretou luto oficial de três dias pelo seu falecimento. O prefeito Beto Lunitti afirmou que cada prefeito, em seu tempo, fez o seu melhor. “Em relação ao trabalho, o ex-prefeito e deputado se dedicou muito ao trabalho em prol do nosso município e foi figura importante para o desenvolvimento da nossa região após se tornar nosso representante parlamentar”.

VÁ COM DEUS E DESCANSE EM PAZ “ ZÉ”

Político nato, de carreira sólida e de uma exigência exemplar, onde tudo que fazia tinha que ser impecável, perfeito e assim cobrava de seus aliados e funcionários. Homem acostumado a acordar cedo e dormir tarde e a supervisionar tudo o que era feito. “Zé” para os mais íntimos, não se sentia incomodado em dizer não como político. O que podia dizer sim, era sim. O que não tinha o que fazer, dizia não. A retidão foi sua marca, testemunhada por quem lhe acompanhou na vida pública. Hoje, ainda não acreditamos no que estamos vendo, parece mentira, mas não é. A vida nos prega essas surpresas e por isso, precisamos estar preparados. A partir de hoje ou a partir de amanhã, estaremos nos lembrando do “Zé”, do “ Zé Carlos”, do “Schiavinato”, olhando para os mais diferentes pontos da nossa cidade, com suas obras que ficarão marcadas para sempre. Impossível não sentir a presença dele, um político que sempre buscou fazer o melhor pela nossa cidade. Um político que tantos recursos obteve para serem investidos em Toledo e que de forma prematura nos deixa, quando temos a certeza que ainda estava “debutando” na Câmara Federal e para quem o conhecia, muitos planos bons reservava para a cidade de Toledo, a região Oeste e o Paraná. Falamos sem medo de errar, Toledo hoje se despede de um grande homem, pai de família e o maior político de todos os sentidos que a história do nosso município já teve. José Carlos Schiavinato, descanse em paz, ao lado de sua esposa Marlene, a qual você nem tempo teve de saber que havia falecido, mas que neste momento certamente já a encontrou no céu ao lado de Deus.

 

Fonte: Édio Rossetto
Crédito: Marcos Birck
Memória usada: 3.2385940551758MB