Notícias / Regional

Sinepe/PR encaminha ofício para retomada das aulas da Educação Infantil em 46 municípios do Paraná incluindo Toledo

Prefeitos e secretários de saúde dessas cidades, onde o sindicato possui escolas associadas, foram contatados na segunda (27) para solicitação de retomada gradativa das aulas para essa faixa etária, seguindo as medidas necessárias

O Sinepe/PR segue em contato direto com os órgãos oficiais do Paraná para promover uma integração de medidas e debate junto ao setor. Nesta segunda-feira (27), um ofício foi protocolado a prefeitos e secretários de saúde de 46 municípios do estado, incluindo Curitiba, solicitando o retorno gradual da Educação Infantil, uma das mais afetadas durante os quatro meses de quarentena.

“O desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social já foi duramente afetado, e prolongar isso por tempo indeterminado é colocar em xeque a continuidade da educação delas não apenas em 2020, mas durante toda a vida”, diz Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR, pontuando que a aula online não é indicada para crianças nessa idade, de 0 a 5 anos. “Vamos começar atender pelos pequenos, pois as mães que precisam trabalhar e estão deixando os filhos com vizinhas, mães crecheiras. Nesses locais, onde estão crianças de famílias diferentes, o risco é mui-to maior do que ficar na escola, que seguirá protocolos”, compara.

A Educação Infantil, como dever do Estado, é ofertada em instituições próprias — creches para crianças até três anos e pré-escolas para crianças de quatro e cinco anos — em jornada diurna de tempo parcial ou integral. Logo, trata-se também de uma forma de oferecer a muitos pais, que continuam prestando serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19, uma forma de auxílio.

“Inicialmente, nossa proposta é que essa retomada seja gradual, priorizando os pais que prestem serviços essenciais. Todas as instituições associadas ao sindicato estão cientes das medidas que serão necessárias nesse retorno”, reforça Esther.

O ofício foi elaborado levando em consideração, também, o contexto nacional. Em capitais como Manaus (AM), o Ensino Infantil foi retomado nos últimos dias, assim como em alguns municípios do Rio de Janeiro. A tendência inevitável, na avaliação do Sinepe/PR, é que os órgãos oficiais tenham um posicionamento no Paraná para os próximos dias.

Fonte: assessoria Sinepe/PR
Crédito: (Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil)
Memória usada: 3.1690292358398MB