Espaço do Leitor

Comente, tire suas dúvidas dos assuntos de interesse público.
Lembrando que os comentários passam por moderação.

amelia - 66 anos - Toledo/PR

Fugiu da Chacara perto do Motel Tantra, Um cachorro Chow chow, hoje mais menos 10 h. Por favor comunicar com o
99269148 Amelia . Obrigada

Administrador

LARGADÃO - 34 anos - TOLEDO/PR

OLA GOSTARIA DE POSTAR UMA FOTO PARA O RADAR MAS NÃO SABEMOS COMO COMO FAÇO ISTO.

Administrador

envie radarbo@radarbo.com.br

Cidadão - 48 anos - Toledo/PR

Olá, Édio Rossetto! Gostaria de manifestar minha preocupação, em relação aos trabalhadores que varrem as ruas da cidade. Vou tentar descobrir quem é a empresa responsável por este serviço (terceirizado). Ocorre que, diariamente, passo pela Avenida Maripá, no Centro da cidade, antes das 7 horas da manhã, para ir trabalhar. Neste horário, ainda é escuro. Inúmeras vezes, já me peguei em situação difícil, tendo que fazer manobras rápidas, ao volante, para não atropelar os varredores de rua, pois os mesmos usam uniformes escuros, sem faixas reflexivas. Isto é uma obrigação da empresa! Zelar pela segurança dos seus funcionários, você não acha?? Infelizmente, no nosso país, muitas vezes se espera acontecer uma tragédia, para depois tentar achar os culpados!!

Administrador

Embora acho que vc "Cidadão" deveria se identificar, porque não vejo problemas na sua reclamação, que na verdade é um alerta, quero dizer que já constatei o mesmo problema porque uso aquela via praticamente no mesmo horário e eles tem a roupa verde escura que não se percebe facilmente, além de que se faz necessário orientá-los, pois tem vezes que andam na rua sem se preocupar com os carros e podem ser facilmente atropelados. O alerta está feito.

neide - 44 anos - toledo/PR

EDIO SO PRA CORRIGIR ,NA REPORTAGEM SOBRE O RAPAZ QUE FOI BALEADO NA EGYDIO G. MUNARRETO NAO FOI EM FRENTE O BAR DO BETO.OBRIGADO PELA ATENÇAO.


Administrador

alice - 16 anos - TOLEDO/PR

A única coisa que tenho a fazer é parabeniza-los pela competência com que os fatos são relatados a nos leitores. reconheço e aprovo o trabalho de vocês. Parabéns.

Administrador

Vanderlei Dionisio - 38 anos - Toledo/PR

gostaria que vcs divugase no programa algum nomes de pessoas que mora aqui em Toledo e perderam o contato com familiares que moram em Taubaté SP.
quem esta procurando é a Sra. Geni casada com o Tião de Taubaté, que procura por sua irmá Maria conhecida também por Mariquinha casada com o Sr. Cisinalde e tem como filha a Selma que trabalha na empresa (BRF SADIA) os mesmo mas informações passadas a mim moral no bairro São Francisco proxima a rede de energia elétrica, quem conhecer essas pessoas por favor entrar em contado pelos telefones, 45-9920-4067 Vanderlei ou pelo telefone 041-12-982754618 Tim falar com a Geni.
desde ja agraço pelo espaço aqui sedido....

Administrador

celma - 52 anos - tOLEDO PARANA/PR

eu como usuário do trasporte coletivo sorriso de toledo estou indignada com com os horário das 730 do manha ate as 8.00 sempre falta ônibus e eles não fazem nada para melhorar .A linha e do jardim Europa ao terminal por favor que falta faz outra empresa .

Administrador

Cleber - 30 anos - Toledo/PR

No fim de semana naquele “momento família e amigos” falamos sobre vários assuntos. Aquele momento de descontração e assuntos importantes também, assuntos esses que muito nos interessam. Então quero questionar alguns assuntos que importam a nós e aos cidadãos de Toledo. São perguntas que queremos respostas do executivo e do legislativo de Toledo, então nada melhor que essas respostas venham através de sites e programas de tv de amplo conhecimento da população. Peço por gentileza que nos mantenham informado sobre isso.
1 – Quanto as creches que estão em construção em Toledo (gostaríamos de saber quando será a inauguração das mesmas e após concluída quantas crianças e famílias conseguirá atender). Sabemos que a quantidade de famílias que precisam desse serviço básico é grande e pela constituição trabalhadores (pais e mães- os dois trabalhando) tem direito para filhos de 0 até 5 anos de idade. Sabemos também que a necessidade desse serviço básico aqui em Toledo é grande, direito adquirido do cidadão e um dever obrigatório do Estado.
2 – IMPORTANTISSIMO!!! No portal da transparência de Toledo, quando clicamos na opção “QUADRO PESSOAL” a página está fora do ar (sempre). Qual o motivo ? A população toledana gostaria muito dessa transparência para saber os nomes, os salários, e principalmente o quantitativo de servidores de cargo efetivo, de confiança e principalmente de cargos comissionados. O executivo está respeitando esses percentuais de acordo com a lei maior (Constituição) ? E o legislativo está fiscalizando tudo isso ? O único detalhe que podemos tirar do portal da transparência de Toledo é que no mês de julho/2014 o executivo fechou com 3420 servidores, podendo ver nominalmente o salário de cada um dos mesmos, porém sem especificar o que é efetivo, de confiança ou comissionado.
3 – E por último vem uma questão que confesso, interessa muito a mim, pois tenho conhecidos que sentem-se prejudicados com o que vem acontecendo. No ano de 2013 teve concurso para várias áreas para o executivo de Toledo (edital 02/2013 – inclusive serviços gerais e cozinheiro). Todos os candidatos passaram por prova teórica e prova física (inovou) – essa última tendo que ser numa tarde de sábado em um sol escaldante, desgastante para os candidatos, e para quem passou nessas etapas foi uma grande conquista. O executivo de Toledo chamou vários candidatos aprovados dessas áreas, porém ainda restam candidatos aprovados que não foram chamados (cozinheiros). Até ai tudo bem. Porém o executivo também firmou contrato de Prestação de Serviços com a empresa COSTA OESTE SERV LIMPEZA LTDA (Contrato 1010/2013 – Vigência: 27/12/2013 a 26/01/2015 – Tipo de Contrato: Prestação de Serviço – Produto: Serviço de preparo de alimentos na Cozinha Social – Valor Total: R$ 989.764,56). Sendo assim, mais de 40 pessoas terceirizadas por essa empresa estão prestando o serviço de ” Serviço de preparo de alimentos na cozinha social” enquanto os que foram aprovados no concurso estão aguardando a chamada. O que o executivo e o legislativo tem a dizer sobre isso ? É justo passar por essas provas (concurso) e ver terceirizados ocupando uma vaga que pode ser minha ?
No aguardo de uma resposta do legislativo e do executivo.
Desde já agradeço a atenção.

Administrador

benedito francisco da silva - 33 anos - Toledo/PR

no sabado estava jantado e me engasguei com um pedaco de osso de galinha isso era 21:00 fui levado para o hospital campagno cheguei la receber socorro fui avisado que so tinha clinico geral de plantao e nao tinha especialista gastro para poder tira o osso da garganta ,,,,ai me mandaram para o bom jesus chegado me fizeram o mesmo procedimento ,, pediram me para ir para o hospital hco e foi o mesmo procedimento que so tinha o clinico geral ,, se quisesse recepcinista ligaria para medico gastro eu teria que pagar 250.00 para ele vir me atender. minutos depois ela ...nos aviso que eu tinha que ir para casavel para ser atendido isso ja era 22:30 . eu ainda com osso na gargata com dor e sufocado , ate com a saliva .e nem ambulancia nao tinha para nos levar no hospital nossa da salete em cascavel.tivemos que pagar um vizinho para nos levar .chegamos 23:50 la recebir os primeiro socorros . mais so ia se antedido por gastro para poder retirar o osso so 09:00 do domingo tive que dormir sentado porque deitado nao dava doía sufocava muito e olha tem tenho plano de saude unimed ,,,, tenho que pagar todos mes e ainda quando acontecer uma emergencia tenho que pagar um 100reais por vizinho poder levar no hospital e porque hospital nao poder

Administrador

solange k.fornari - 28 anos - toledo/PR

Gostaria de fazer uma reclamação a respeito da sinalização das rua hermínio nichette esquina com a rua britânia....Minha mãe tem uma casa próxima a esta esquina que por ventura fica a uma quadra do colégio CAIC onde tem uma grande circulação de crianças...Bom no dia de ontem domingo nesta esquina aconteceu um grave acidente envolvendo dois carros um corsa 4 pts e um Renault tbm 4 portas....o corsa vinha descendo a britânia que é preferencial quando o Renault atravessou no sentido da hermínio nichetti que nesta altura se deve parar, resumo da história o corsa bateu em cheio na lateral do Renault que capotou e foi parar no canteiro do outro lado da rua...
minha reclamação gira em torno do da rua britânia que se torna preferencial para a partir da rua cuba,acho que por se tratar de uma rua que fica bem próximo de dois colégios um estadual e outro municipal esta rua não deveria ser preferencia nas esquina da rua Arlei Leonardi e da rua hermínio nichette.......domingo foi um carro hoje pode ser o filho de alguém....
A dois anos um acidente grave tirou a vida de uma criança que estava de carona em uma bis...não foi feito nada na época.
Vamos esperar que outra vida seja tirada para tomar-mos uma providencia????????????

Administrador